CBR 1000RR-R FIREBLADE SP 30th Anniversary Edition 2024

Motos novas

Solicitar informações

CBR 1000RR-R FIREBLADE SP 30th Anniversary Edition 2024

30 anos nunca passaram tão rápido

Em 1992, a Fireblade chegou ao mercado quebrando paradigmas e dando início a uma nova categoria de esportivas leves e potentes. Com sua agilidade e pilotagem “telepática” afiada ao longo das gerações, não demorou para que a Fireblade fosse escolhida por pilotos amadores e profissionais em todo o mundo. Essa vocação competitiva, consequência da ideia de “Controle Total”, levou a Honda a evoluir o conceito do modelo, de forma a torná-la a esportiva definitiva para as pistas na sua mais moderna versão, a CBR 1000RR-R Fireblade SP.

Ficha técnica

Tipo: DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido

Cilindrada: 1.000 cc

Potência Máxima: 216,2 cv a 14.500 rpm

Torque Máximo: 11,5 kgf.m a 12.500 rpm

Transmissão: 6 velocidades com quickshifter

Sistema de Partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 81,0 x 48,5 mm

Relação de Compressão: 13,2 : 1

Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-DSFI

Combustível: Gasolina
Ignição: Eletrônica

Bateria: 12V – 2 Ah

Farol: Full LED
Tanque de Combustível: 16,1 litros

Comprimento x Largura x Altura: 2.1000 x 745 x 1.140 mm

Distância entre eixos: 1.455 mm

Distância mínima do solo: 115 mm

Altura do assento: 830 mm

Peso Seco: 189 kg
Tipo: Diamond Frame

Suspensão Dianteira/Curso: Garfo Telescópico Ohlins NPX S-EC 125 / 114mm

Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link Ohlins TTX36 S-EC swingarm 66 / 143mm

Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco Duplo Flutuante Radial (Brembo) / 330 mm (ABS)

Freio Traseiro/Diâmetro: Disco Simples / 220 mm (ABS)

Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR17M/C (58W)

Pneu Traseiro: 200/55 – ZR17M/C (73W)

A Bordo

Conceito

A adição de mais um “R” nesta motocicleta, tornando-a a segunda “Triple R” da história, não é um mero detalhe. A letra “R”, referência marcante das motocicletas mais esportivas da Honda, construídas com as mesmas tecnologias dos modelos de competição da marca, encontra na Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP uma definição nunca alcançada na família CBR. Assim, ela se aproxima de motocicletas lendárias como o protótipo multicampeão RC213V, pilotado por Marc Márquez, no MotoGP, e a RC213V-S, utilizada pela marca em competições de rua, como a Isle of Man TT.

Ciclística

Em uma motocicleta esportiva, o piloto busca se encolher e se integrar ao máximo para diminuir a resistência do ar que interfere na pilotagem. A carenagem da CBR 1000RR-R Fireblade SP apresenta aletas laterais, entrada de ar frontal e vincos aerodinâmicos que possibilitam uma postura extremamente agressiva, tornando o conjunto piloto e moto o mais compacto da categoria. Essa combinação, testada exaustivamente no túnel de vento, atua para minimizar a resistência do ar, evitando a perda de aderência da roda dianteira durante as acelerações e melhorando a estabilidade nas frenagens.

Entrada de Ar Frontal

A área da abertura é equivalente à da Honda RC213V, oito vezes campeã do MotoGP, que proporciona a maior potência entre as motocicletas Honda da categoria 1.000 cc. Esse design faz com que o sistema que fornece alta pressão do pistão permaneça estável em qualquer velocidade. Para favorecer a performance e reduzir impacto na maneabilidade devido a permanência de ar na entrada do duto, há um “turbulador” instalado, capaz de maximizar a eficiência do ar durante a pilotagem.

Segurança

Freios Brembo

O sistema de freios conta com disco duplo flutuante de 330 mm com montagem radial na dianteira, combinado com um disco simples de 220 mm na traseira. Além das pinças de freio Stylema, a alavanca de freio também é fornecida pela marca Brembo® para oferecer ao piloto da moto CBR 1000RR-R Fireblade SP um excelente desempenho na frenagem.

Cornering ABS

Ao longo das curvas, o Cornering ABS controla a força de frenagem ideal a ser aplicada na roda, considerando o ângulo de inclinação medido pelos sensores do IMU, a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira. Além disso, essa funcionalidade possui uma configuração pensada para as pistas, proporcionando uma melhor frenagem em superfícies inclinadas e ajudando a manter o traçado nas curvas, o que traz mais segurança e performance na pilotagem.

Wheelie Control

Conectado ao módulo do IMU, o Wheelie Control é uma tecnologia que previne empinadas involuntárias da motocicleta em largadas e ganhos rápidos de velocidade, monitorando a intensidade da aceleração e modulando o torque para manter a roda dianteira sempre em contato com o solo. Para um ajuste mais refinado, o Wheelie Control oferece, além da opção “desligado”, três níveis de atuação, em que o nível 1 permite a elevação intencional e o nível 3 mantém ativamente a roda dianteira no chão.

Mecânica

Suspensão Eletrônica

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP apresenta a segunda geração do garfo NPX controlado eletronicamente, desenvolvido pela Öhlins. Nesse modelo, a força de amortecimento é mais estável, o que melhora a absorção de impactos, além de garantir mais estabilidade e segurança durante a frenagem. O conjunto de suspensão e amortecedor dianteiro oferece 3 níveis diferentes de regulagem, podendo ser configurados a qualquer momento e conforme o tipo de pilotagem que se deseja, seja para um passeio ou um track-day.

Quickshifter

Item de série na Honda CBR 1000RR-R SP, o quickshifter permite ao piloto trocar as marchas para cima ou para baixo sem usar a embreagem e sem nem sequer aliviar a mão no acelerador, além de garantir melhor performance com uma menor perda de giros no motor.

Rodas e Pneus

Projetada para a máxima performance nas pistas, a CBR 1000RR-R Fireblade SP é equipada com rodas de liga forjada de aro 17” na dianteira e na traseira, calçadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa ou Bridgestone Battlax Racing Street.

Chassi Leve

O chassi da moto CBR 1000RR-R Fireblade SP é o mesmo dos modelos que competem no Campeonato Mundial de SuperBike. Seu quadro em alumínio leve tem seções de parede de 2 mm de espessura, com rigidez vertical e de torção aumentadas em 18% e 9%, respectivamente, e rigidez horizontal reduzida em 11%, refletindo na melhor experiência de pilotagem e no desempenho.

Performance

Motor

O motor de 1000 cc e 4 cilindros em linha da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenhado pela Honda em conjunto com a HRC (Honda Racing Corporation) para atingir uma performance que se assemelha aos modelos utilizados pela marca no MotoGP (categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade) e no WSBK (Campeonato Mundial de Superbike). O motor tem torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm e uma potência de impressionantes 216,2 cv a 14.500 rpm.

Componentes

O uso de componentes leves e soluções específicas da motovelocidade possibilitaram o aumento da potência e do torque máximo, mantendo o tamanho de motor. Ao usar o mesmo diâmetro e curso (81 mm x 48,5 mm) da Honda RC213V, oito vezes campeã no MotoGP, elevamos a liberdade de giro do motor, a potência e a facilidade de controle para um novo patamar, resultando em uma incrível experiência de pilotagem.

Pistões

O desempenho excepcional do motor o torna o mais potente já produzido pela Honda para uma motocicleta esportiva de rua, definido pelo caráter único dos 4 cilindros em linha. Os pistões são forjados em alumínio A2618, o mesmo utilizado na Honda RC213V. Cada pistão é cerca de 5% mais leve em comparação ao da CBR 1000RR, no entanto o seu diâmetro é maior.

Refrigeração Bypass

O sistema exclusivo de refrigeração bypass inferior integrado da Honda envia o fluido de resfriamento de maneira eficiente às partes superior e inferior do cilindro. Como a parte superior precisa de mais resfriamento do que a inferior, a tecnologia elimina a mangueira externa do bloco de cilindros, garantindo que o fluido de arrefecimento que sai do radiador circule para as áreas que precisam ser mais arrefecidas. Com essa solução, a diferença de temperatura em diferentes locais nos furos do cilindro torna-se menor, de modo que os furos são menos distorcidos, reduzindo o atrito e o desempenho do chicote.

Admissão

O conjunto de admissão também incorpora um ângulo de válvula de admissão superestreito de 9 graus. Essa característica melhora a eficiência da ventilação dentro da porta de admissão, contribuindo para maior saída de energia e o inconfundível “som” de exaustão da moto Honda CBR.

Exaustão

O escapamento da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenvolvido em conjunto com a Akrapovič, referência mundial em sistemas de exaustão para motocicletas. Esse componente é fabricado em titânio, tornando-o mais leve, e o seu design contribui para a centralização de massa da motocicleta. Uma válvula especial no escapamento ajuda a aumentar o torque em rotações mais baixas e eleva a potência em rotações mais altas.

Endereços // Telefones

Super Moto Honda Bauru
  • Rua Araújo Leite, 11-59 - Bauru/SP - CEP: 17010-160
  • Telefone: (14) 2108-8700
  • E-mail: supermotohonda@supermotohonda.com.br
Super Moto Honda Pederneiras
  • Av. Brasil, 1261 Pederneiras/SP - CEP: 17280-000
  • Telefone: (14) 3283-1006
  • E-mail: vendaspederneiras@supermotohonda.com.br
Super Moto Honda Lençóis Paulista
  • Av. 25 de Janeiro, 526 Lençóis Paulista/SP - CEP: 18681-037
  • Telefone: (14) 3263-4980
  • E-mail: vendaslencois@supermotohonda.com.br

Receba nossas promoções e eventos

Cadastre-se e receba informações sobre nossas promoções e eventos
Super Moto © 2024 - Todos os direitos reservados

Super Moto Lençóis

Converse conosco