Para que a ciclística seja perfeita, o quadro da CRF 450R está cerca de 650g mais leve que a geração anterior e possui longarinas menos espessas. O chassi também ficou mais responsivo ao ajustar a rigidez lateral, para que a moto entre e saia mais rápido das curvas.
Contendo um filtro especial, o formato da caixa de ar ajuda a entregar mais torque. O acesso é feito através da carenagem lateral e por não haver uma junta entre o filtro e a entrada de ar a limpeza e troca ficaram mais rápidas e limpas.
A CRF 450R e CRF 450RX são as primeiras motos Honda off-road oferecidas ao público que possui embreagem operada hidraulicamente. Fabricada pela Nissin, o seu design é igual ao das motos de competição do MXGP e a alavanca de embreagem tem 10% de leveza. O piloto também não precisa se preocupar em ajustar o cabo de embreagem, principalmente nos eventos mais longos.
Motor leve e compacto, graças ao cabeçote monocomando, injeção eletrônica e central ECU programável para diferentes estilos de pilotagem. O sistema de escapamento duplo distribui a concentração de massa para melhorar o centro de gravidade e proporcionar mais potência.